quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

*"Meus filhos, os amo sem moderação" (Poema)

Se perguntarem se seu pai era mau, pode dizer que "Sim!"
Mas expliquem: "Meu pai era o "pai mais mau do mundo", porque enquanto muitas crianças comiam doces no café da manha, eu tinha que comer pão com manteiga e café com leite, enquanto outras crianças bebiam refrigerantes e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço, eu tinha que comer feijão com arroz, ovo frito ou chuchu empanado.
Meu pai me ensinou a seguir passos certos e tinha que ouvir seus conselhos enquanto caminhávamos pelas estradas poeirentas da cidade onde morávamos.
Meu pai me obrigava a jantar na mesa, não podia comer vendo televisão, insistia em saber onde eu estava e tinha que ligar em casa quando chegava na casa de um amigo ou fosse para outro lugar, fuçava minhas coisas, era como se eu estivesse numa prisão.
Meu pai queria saber quem eram meus amigos e o que iriamos fazer, tinha vergonha de dizer, mas meu pai violava as leis infantis, me fazia tirar a mesa, lavar a louça, tirar o lixo, arrumar a bagunça e ainda tinha que estudar se não tomava umas cintadas ou ficava de castigo.
Meu pai insistia para que eu falasse a verdade, e quando era adolescente parecia que ele conseguia ler meus pensamentos, minha vida era muito chata, meus amigos podiam voltar tarde da noite tendo apenas 12 anos, eu tive que esperar até os 16 anos para chegar um pouco mais tarde, e meu pai se levantava para ver como eu tinha chegado e se não tinha bebido.
Por causa da "maldade" do meu pai, perdi experiências na minha adolescência, não me envolvi com as drogas, roubos, vandalismo, não fui preso por nenhum crime, tudo por causa do meu pai.
Agora sou adulto, pessoa honesta e educada, espero fazer o melhor quando for pai, é essa a história que posso te contar."
Meus filhos, tudo o que eu fiz e não me arrependo, foi porque este pai "mau" fez de vocês as pessoas que são hoje, assim que Deus os ilumine, e acreditem, este seu pai "mau" apesar de avançado na idade sempre os amará sem moderação.
Por outro lado, um dos males do mundo de hoje, é que não tem mais pais tão "maus" por causa da omissão e da falta de amor.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário