quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

*"Não pude te dizer o que queria, mãe!" (Poema)

Pousei o meu olhar no teu rosto cansado, não precisei te dizer nada, afinal você é minha mãe e assim me conheces como ninguém.
Ainda me lembro de umas das minhas últimas visita em seu apartamento, com seus passos incertos e vacilantes você me levou até o seu sofá da sala e me fez sentar aos teus pés, e como fazia quando eu era criança você acaricia meus cabelos enquanto deixo correr em teu colo, o meu pranto.
Cada vez que observava o teu rosto percebia que em cada ruga nele tinha uma história que a vida marcou em você como ferro em brasa.
Ainda me lembro de quantas vezes te vi esconder as lágrimas, fico em silêncio..., neste momento deixo falar os meus sentimentos, luto contra mim mesmo numa dolorosa agonia, queria ter lhe dito tudo o que sentia, mas a dor na minha alma me tornou cruel.
Não, não era nada sobre você, era sobre mim por saber que um dia por medo e pela vergonha do que havia me acontecido quando eu era criança, e que me fez te negar como minha mãe, queria tanto te pedir perdão.
Sentia-me como folhas em vai vêm e esta tristeza me dominava todos os dias, a verdade me aterrorizava, o tempo era apertado para nós dois, uma dor enorme crescia em mim e eu me sentia como o joio não desejado.
Assim eu perdia o meu olhar no horizonte pois vendo o seu tempo avançar diante da dolorosa batalha que você enfrentava por causa de uma grave doença, eu já imaginava o final, amargo e trágico que logo iria nos separar.
Queria tanto que você não fosse ainda, eu tinha tanto para te dizer, e sem você, eu perderia o leme da esperança, não conseguiria remar em frente.
Não queria que você fosse ainda, mas o nada que a gente sente é o tudo que a gente tem, por isto tive vontade de gritar 'por favor, não vá minha mãe, mas infelizmente você se foi e eu não pude te dizer tudo o que queria, mãe!

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário