
Não sei como ficará os corações de vocês meus filhos depois que esse velho pai partir, até porque só quem perdeu seu pai sabe o que isso causa no íntimo, é como se o coração se quebrasse em mil pedaços, tenho certeza que irá doer muito, aliás, doerá demais.
Nesse momento irão viver um turbilhão de lembranças boas e outras ruins, irão se lembrar de quando me chamaram de "papai" pela primeira vez, dos meus braços quando deram seus primeiros passos e eu não os deixei cair, aliás, quantas vezes já os ergui na vida?
Depois dessas recordações ficará difícil para que respirem, e esse momento pode chegar a qualquer instante, não há nada que possam fazer, porque nada os prepara para esse sofrimento tão grande, vocês não sabem se pode ser hoje, amanhã ou na pior das hipóteses pode acontecer após lerem essas minhas palavras.
O que sei é que será triste, porque depois esse pai não estará mais ao alcance dos seus abraços.
Pode ser que vocês não tenham tido o melhor pai do mundo, mas jamais irão esquecer o que os ensinei, o amor que lhes dei, e o exemplo de homem que tentei passar a cada um, porém esse pai não é eterno, minha morte irá enfraquecê-los, a saudade que irão ter de mim será inconsolável.
Você irão pensar em quantas vezes quis seu pai junto de vocês, mas por causa de algumas discordâncias ou mal entendidos, vocês se afastavam de mim, é quando irão entender o sentido de muitas coisas, mas ai terão que se acostumar não só com a minha distância, mas com a ausência desse pai.
Nenhuma lágrima que vocês derramarem depois que me for, irá servir de consolo, aliás, talvez nem tenham esse direito, já que como pai buscava o melhor sorriso de cada um, e agora estarão vestidos de luto por esse velho pai, e lá bem no fundo dos seus corações as únicas palavras que irão conseguir dizer é; "Vá com Deus, pai!"
®Jorge Bessa Simões
®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98
*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário