quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

*"Vá com Deus, pai!" (Poema)

"Valorize a presença do seu pai agora ou em breve poderá estar vivendo essas palavras."

Não sei como ficará os corações de vocês meus filhos depois que este velho pai partir, até porque só quem perdeu seu pai sabe o que isso causa no íntimo, é como se o coração se quebrasse em mil pedaços, tenho certeza que irá doer muito, aliás, doerá demais.
Neste momento irão viver um turbilhão de lembranças, as boas e outras ruins, irão se lembrar de quando me chamaram de "papai" pela primeira vez, dos meus braços quando vocês deram seus primeiros passos e eu não os deixei cair, aliás, quantas vezes já os ergui na vida?
Depois dessas recordações ficará difícil para que vocês respirem, e este momento pode chegar a qualquer instante, não há nada que possam fazer, porque nada os prepara para este sofrimento tão grande, vocês não sabem se pode ser hoje, amanhã ou na pior das hipóteses pode acontecer após vocês lerem este meu poema.
O que sei é que será triste porque depois este pai não estará mais ao alcance dos seus abraços.
Pode ser que vocês não tenham tido o melhor pai do mundo, mas jamais irão esquecer o que eu os ensinei, o amor que lhes dei e o exemplo de homem que tentei passar a cada um, porém este pai não é eterno, minha morte irá enfraquecê-los, a saudade que irão ter de mim será inconsolável.
Você irão pensar em quantas vezes quis seu pai junto de vocês, mas por causa de algumas discordâncias ou mal entendidos, vocês se afastavam de mim, é quando irão entender o sentido de muitas coisas, mas ai terão que se acostumar não só com a minha distância, mas com a ausência deste pai.
Nenhuma lágrima que vocês derramarem depois que eu me for irá servir de consolo, aliás, talvez nem tenham este direito, já que como pai buscava o melhor sorriso de cada um, e agora estarão vestido de luto por este velho pai, e lá bem no fundo dos seus corações as únicas palavras que irão conseguir dizer é; "Vá com Deus, pai!"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário