domingo, 4 de fevereiro de 2024

*"Segunda chance" (Poema)

Cada dia que passa aprendo a tomar os devidos cuidado para não conceituar as pessoas por seu histórico passado, suas origens ou pelo que elas aparentam ser e ter, já que isso pode me levar a uma série de equívocos.
Quando conceituo as pessoas pelo que elas fizeram no passado por exemplo, é como não acreditar no próprio crescimento do indivíduo e está claro que todos crescem em suas vidas.
Além disso, há muito sobre a vida de uma pessoa e seus supostos erros que escapam ao conhecimento e à compreensão de todos nós, há coisas na vida que são essencialmente íntimas, e não é lícito fazer julgamentos ou pré-julgamentos, ainda mais quando não se tem total conhecimento dos fatos.
É claro que um individuo pode regredir, mas não é olhando o passado de alguém que irei observar algo, mas com os olhos no presente posso compreender se há um futuro.
Alguns talvez não consigam crescer o suficiente pois preferem viver na mediocridade de suas próprias incapacidades, por falta de caráter ou amor próprio.
Dessa forma mesmo que possa ter cometido erros, alguns até gravíssimos no passado, (ou quem sabe no presente), é possível que possa me recuperar e crescer de um modo surpreendente, basta que saibam que já tenho como companhia as consequências do que fiz, e o preço desses erros já me é alto demais para que seja julgado sempre.
Porém é claro que para isso acontecer é necessário que encontre um ambiente favorável, já que preciso da reciprocidade e o sorriso das pessoas que me são próximas e da compreensão de cada uma, vou precisar da sinceridade dos sentimentos que possam ter por mim, e é claro, que encontre no amor de cada coração..., o perdão!
Só assim, quem sabe consiga superar meus erros, mas para isso acontecer vou precisar de uma segunda chance.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário