sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

*"A falta da empatia" (Poema)

Percebo a cada dia que passa que não tem mais esta história de bons amigos querendo ajudar, percebo que hoje em dia as pessoas só querem se aproveitar dos momentos de fraquezas dos outros, e que o amor entre as pessoas não existe tanto, já que muitas vezes dizem que nos amam, mas basta virarmos as costas que já não é bem assim, porque quando mais se precisa desta prova do "amo você" descobrimos que quase todos tem outras coisas que vem em primeiro lugar que são mais importantes do que "o próximo".
De certa maneira, tudo isto não se aplica só as pessoas da nossa família, mas também as nossas amizades, o que muitas vezes me decepciona, já que em alguns casos, certos amigos(as) tentam tirar proveito da situação quando mais preciso de uma força ou de um ombro para me apoiar, talvez porque em suas mentes mesquinhas e individualista, primeiro vem o "eu", e que se danem os sentimentos de quem está na pior.
São tantas coisas envolvidas quando falamos sobre a empatia, são muitos os sentimentos envolvidos num propósito que exige muito mais que dedicação e carinho, já que uma troca mútua de relacionamentos não pode ser vago, evasivo ou inconsequente, mas deveria ser de respeito e confiança que se somam no dia a dia da convivência entre todos, em especial aos que se dizem ser nossos "amigos".
Talvez seja por isto que as vezes parece que estou andando no deserto para aprender a dar valor as coisa mais importantes que tenho na minha vida, porém, ultimamente está difícil de compreender o que está acontecendo com as pessoas a minha volta, é por isto que nos últimos dias tenho me perguntado; "Será que só eu que tenho feito essas reflexões? Sei lá...

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário