segunda-feira, 13 de novembro de 2023

*"Que culpa tenho por ser diferente?" (Poema)

Gostaria de escrever sobre coisas que não entristecem o coração, alguns dirão: "Isso é problema seu!" É verdade...,
Sei que ao levantar qualquer problema outros irão surgir, não queria que esse fosse mais um texto sobre problemas da vida.
Ah, talvez devesse levar em conta o futuro, já que não posso falar do que me atormenta sem me preocupar com os tormentos diários e os fantasmas que me acompanham.
Chego a conclusão que muitas vezes por me apegar as pessoas acabo amando-as muito e me torno um pouco egoísta por não querer dividi-las com ninguém, tampouco penso na possibilidade de perdê-las.
Gostaria de pedir que não me vissem como alguém ruim ou o vilão da história, não sou assim tão mal como dizem alguns, mas sei que não sou compreendido por causa dos meus defeitos ou qualidades, sei lá..., porém não posso esconder meus sentimentos verdadeiros.
Por isso creio que por ser diferente e viver tudo de forma tão intensa é que sofro muito, e é esse o problema em questão que as vezes me perturba e me leva a escrever minhas memórias, mesmo as mais tristes.
Como já disse, não consigo esconder meus sentimentos, mas quando os exponho sinto-me fraco, e é isso que me amedronta, pois mesmo sendo verdadeiro, acabo fazendo com que as pessoas se afastem de mim ou eu me afaste de tudo e todos.
Não consigo construir pontes que possam suportar o peso da minha insegurança, assim acabo por construir muros onde tento buscar uma proteção para minha necessidade de amar, de expor meus sentimentos, estar e ficar perto dos que amo e ao mesmo tempo me manter distante.
Acabo por me condenar à uma solidão doída e tristonha que me tira as forças para lutar e me faz querer fugir, por vezes abandono meu corpo e meu coração, me esquecendo de sentir por mim o que sinto pelos outros.
E é com os meus fantasmas passados e os presentes que estou sempre na busca da minha própria compreensão, tentando entender porque sou diferente, por outro lado me pergunto: "Que culpa tenho por ser diferente, não é isso que me torna alguém único?

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário