segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

*"Amigo, todos deveriam saber como ser" (Poema)

Amigo deveria ser aquela pessoa com quem pudéssemos conversar sem reservas, não importa o tempo que estivéssemos distantes.
Amigo deveria ser aquela pessoa que nos dissesse o que acha ser correto mesmo não sendo o que gostaríamos de escutar, que nos avisasse do perigo, mas que soubesse respeitar a decisão do outro sem censuras, deveria ter atitudes sem pré-julgamentos e deveria ser ameaça zero.
Mas infelizmente não existe escola para formação de amigo é por isto que a vida não impõe regras de amizade, os verdadeiros amigos devem estar unidos como irmãos, sem maldades, sem segredos, interesses, a felicidade de um é a felicidade do outro.
Em certo momento da minha vida procurei um amigo, acreditava sermos como irmãos, porém não o encontrei como antes, tudo o que eu acreditava ser sólido entre amigos irmãos se esfarelou tal qual um castelo de areia.
Esse "amigo irmão" escondeu-se sob o manto das dificuldades da vida, como se também não as tivesse e rejeitou minha aproximação depois de anos em que não nos víamos.
Sempre soube distinguir meus amigos das minhas amizades, e naquele dia em que o procurei foi para dizer-lhe que: "Estava feliz porque o amava como um irmão, e que ele era muito importante para mim, já que ambos tínhamos experiências de vida, isto deveria fortalecer nossa amizade."
Mas, ele me fechou a porta quando já estava bem próximo a ela, dando-me a entender que daquele momento para frente, ele não queria mais que fizesse parte da sua vida.
Cheguei acreditar que com o passar do tempo tudo aquilo teria sido só um mal entendido, mas infelizmente nada mudou, vieram outras mentiras e decepções, só então eu percebi que como amigo teria agido de outra forma, mas saber assim como eu, ele também deveria.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário