domingo, 11 de fevereiro de 2024

*"A diferença do homem e o poeta" (Poema)

Dizem que os poetas são loucos, mas quantos não gostariam de ser um louco poeta?
Isto muitas vezes serve como desculpa para descrever aquilo que homem algum escreve, pois como homem tomo cuidado com que escrevo, penso ou faço.
Já como poeta tudo pode ser fonte de inspiração, assim posso escrever o que penso, tudo o que não posso como homem.
Com isto viajo ao espaço em espaçonaves intergalácticas, cavalgo as estrelas, vou ao sol e a lua, ando sob as águas, mergulho nas profundezas dos oceanos, piloto carros velozes e cavalgo os melhores corcéis, percorro caminhos e viajo para muitos lugares, tendo como proteção a minha imaginação.
Sempre haverá alguém em minha companhia, posso amar mulheres sem distinção e com elas neste momento não é traição, já que para o poeta as mulheres são inspiração, porém não me esqueço da morte, aliás essa é a única mulher que não gostaria de conhecer, mas não tem jeito essa é uma luta em vão, já que essa mulher indesejada caminha lado a lado tanto do homem como do poeta, e ela não tem dó, chegou a hora ela vem nos abraçando e pegando nossas mãos para nos levar embora.
Como homem tudo é limitado, não tenho direito aos meus sonhos, as minhas ilusões ou quaisquer outra realização, tudo isto é para mim condenação.
Como poeta conheço o íntimo das pessoas, observo seus devaneios e seus desejos mais loucos, conheço suas verdades e mentiras, tristezas e alegrias, as mascaras que usam para mim não existem, com isto conheço todas as emoções humanas.
Entretanto seja como homem ou poeta terei de conviver com as consequências das minhas escolhas, porém tudo é possível quando de Deus nos aproximamos e reconhecendo nossas falhas pedimos o perdão.
Tanto para o poeta como ao homem existe o respeito pela vida, eles não agridem fisicamente ou verbalmente a ninguém, embora ambos matam o que muitas vezes vai em seus corações.
Essas são as diferenças entre o homem e o poeta, dos seus sonhos e realidade, seja no amor, paixão, verdade ou mentira, não importa.
Por isto como homem-poeta falo e escrevo o que em minha mente vem ou o que meu coração sente.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário