terça-feira, 30 de janeiro de 2024

*"O pai é para seus filhos, os filhos não serão para seu pai." (Poema)

Os filhos em sua maioria não percebem, (a não ser com raríssimas exceções) que devem muito ao seu pai, devem o mínimo de afeição, reconhecimento e respeito, por mais duro que as vezes ele possa ser, ao passo que o pai quando seus filhos necessitam dele, têm o dever divino de consagrar a vida a eles, mostrar-lhes o melhor caminho a seguir, pela lei da natureza, o pai logo se tornará passado e eles buscarão seus próprios futuros.
O pai por ser homem na visão dos filhos, é só um mero instrumento na geração de suas vidas, de trazer o sustento, criá-los e desaparecer depois que os filhos receberem de seu pai algum bem após seu falecimento, mesmo que o pai tenha dado tudo há seus filhos, eles não entregam o que recebem.
Desta forma não resta nada para esse homem na missão paterna; tudo é para os filhos, o pai nunca encontrará recompensas pois sequer pensarão nele, a não ser que surja algum problema em suas vidas, o pai jamais esquece o amor e o respeito que dedicou aos seus filhos mesmo com toda a dureza da vida, ele será sempre mal compreendido por ser direto em seus ensinamentos, por consequência serão poucas as satisfações que seus filhos lhes darão.
Existem famílias em que os filhos fazem o possível para agradar seu pai, mas são raríssimos os filhos que têm a consciência de que seu pai viveu para eles e só neles pensava dia e noite.
As vezes penso nas palavras acima e me pergunto: "Como será que meus filhos me veem como pai?" Não sei!
Talvez posso ter sido duro e errado na tentativa dos acertos, por isto receba pouco carinho e reconhecimento que poderiam me dedicar, e nesta minha resignação solitária, só me resta pedir a Deus que "antes que algum mal os aconteça, que os males aconteçam a mim!".
Pois tenho que reconhecer que essa foi a missão que recebi da vida no dia em que decidi que seria pai, ainda que meus filhos não venham ser por mim.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário