terça-feira, 23 de janeiro de 2024

*"Me libertei da minha prisão" (Poema)

Por algum tempo vivi numa prisão por deixar que outros decidissem as coisas por mim, mesmo sabendo o que estava fazendo, foi assim que me tiram o direito de fazer as minhas escolhas e os caminhos que eu poderia ter caminhado.
Isto me aconteceu com frequência durante boa parte da minha vida, alguns achavam que por ser jovem eu não tinha a opção de escolha, dando a falsa impressão de que eu não sabia nada do que queria para o resto da minha vida.
Tive que sacrificar minhas escolhas para viver as escolhas dos outros, e muitas vezes não era isto que eu queria, porém, me deixei levar por elas com receio de ser julgado, e fui.
Muito tempo depois eu vim entender como tudo isto me afetava, até o dia que me questionei; "E quanto a mim? Será que pelo fato de ser jovem não posso fazer minhas escolhas? Será que sou obrigado aprisionar meus sonhos?"
Afinal, se realmente gostavam de mim ou me amavam como diziam, não deveriam ter me compreendido mesmo eu sendo jovem e com pouca experiência de vida, já que eu tinha o livre arbítrio no meu coração?
Claro que poderia errar nas minhas escolhas, mas se eu não pude vivenciá-las como vou saber se seriam acertadas ou não?
Nunca quis ser parecido com ninguém, queria ter aprendido a caminhar dentro dos ensinamentos que eu trazia comigo, sendo quem eu era e do jeito que sou.
Mas não consegui lutar contra isto e paguei um preço muito alto, já que não sei como minha vida seria se fosse eu quem tivesse feito as minhas escolhas, sei que se tivesse feito isto, eu teria que suportar as consequências delas, quem sabe eu me livrasse desta prisão que me foi imposta.
Só depois de algum tempo e as duras penas eu pude entender e me libertar daquela prisão e das escolhas que faziam por mim, passei eu mesmo a fazer minhas próprias escolhas.
Não pude mudar as coisas do meu passado, sei que sofri e fiz muitos sofrerem, mas eu aprendi, afinal, a minha vida não depende do que os outros irão escolher para mim, mas, sim das minhas escolhas e do que vai em meu coração, foi assim que eu me libertei da minha prisão.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário