segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

*"Lembranças da minha infância" (Poema)

Quando me lembro da minha infância, não quer dizer que me recordo só dos acontecimentos tristes ou alegres, quando busco em minhas memórias as lembranças do que vivi, me recordo dos sonhos que tinha, dos meus sentimentos, emoções e sensações, medos e coragem, sonhos e pesadelos.
Quando me lembro da minha infância, me recordo das brincadeiras, do viajar de trem, dos passeios nos bondes em que viajavam meus sonhos de aventura na tentativa de deixar para trás meus dissabores.
Sinto os sabores das guloseimas que ganhava ao ajudar alguém a carregar sacolas na feira, da minha caixa de engraxate onde ganhei dinheiro para comprar minha primeira bicicleta e meu gravador de rolo onde gravava sons que ficaram gravados em minhas memórias vindas das fantasias imaginárias.
Que saudades das comidas que minha mãe fazia quando podia visitá-la, são tantas lembranças que ainda hoje quando me lembro delas passa um filme em minha cabeça, nunca tive um brinquedo “industrializado”, me lembro de um caminhãozinho de madeira e como não me lembrar dos tempos da escola, tantas dificuldades, tem as lembranças das minhas brincadeiras a beira de um riacho com os barquinhos de papel feitos das folhas do caderno, junto comigo sempre ia meu cachorro Radar nas minhas aventuras, apesar das muitas dificuldades tentei ser criança e de uma certa maneira ser feliz.
Aprendi a gostar das poesias, gosto herdado da minha mãe, aprendi a ver nas palavras poéticas meus sonhos de menino, os mesmos sonhos que busco viver como "poeta", desde então não deixei de escrever poesias ou poemas que contam a minha história de uma forma mais leve, não que elas sejam exemplos, mas alertas, em especial aos que enfrentam pesadelos e que um dia possam superar as limitações com coragem.
Me recordo do trecho de uma poesia do Fernando Pessoa, que fala sobre a infância de uma criança que diz assim,...

"Porque esqueci quem fui quando criança?
Porque deslembra quem então era eu?
Porque não há nenhuma semelhança entre quem sou e fui?
A criança que fui vive ou morreu?"

Tudo isto faz parte das lembranças de infância, que sei, nunca mais irão voltar.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário