segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

*"O menino que ousou sonhar 2" (Poema)

Sempre achei que seria para sempre aquela criança onde tudo era novidade, que explorava o mundo com a inocência e a curiosidade típica da infância, construía castelos com caixas de papelão, espadas de madeiras ou aviões com pedaços de papel e quem sabe viver na "Terra do Nunca".
Porém, minha infância foi brutalizada pelas realidades da vida, ao invés de voar, fui violentado, espancado e jogado quase morto na linha do trem para que se livrassem da culpa do que me fizeram, quando me recuperei, tive que dormir sobre caixas de papelão que me serviram de cama e cobertor embaixo das marquises dos prédios de onde havia sonhado que pularia para voar em busca da "Terra do Nunca", só que ao invés dos sonhos, minha realidade se tornou o pior dos meus pesadelos por causa da vergonha do que havia me acontecido.
Meus sonhos deram lugares à uma realidade que já não era só minha, tive que aprender a valorizar as coisas por mais simples que pudessem parecer, valorizar a vida e buscar um sorriso ainda que o meu coração estivesse despedaçado para sempre.
Nos anos seguintes poucos foram os abraços verdadeiros que recebi, aliás como até agora, em geral o que mais vejo são dedos em ristes apontados na minha direção me julgando pelo que fiz e o que não fiz de errado, raramente vejo mãos estendidas para ao menos me cumprimentar por meus acertos, percebo que alguns tentam apagar em mim, aquele menino que fui e que um dia ousou sonhar.
Querem que eu aprenda a como demonstrar meus sentimentos e falar sobre o que já me aconteceu com os mesmos falsos pudores com que se cercam, com as mesmas desconfianças e preconceitos com que se servem, mas não posso fazer isso para agradá-los, se fizer isso como irei olhar dentro de mim mesmo?
Não posso permitir que me tirem mais do que já me tiraram, afinal, ainda sou aquela mesma criança que sonhava alto, é por isso que as vezes ainda sonho em voar, acredito naquele menino que um dia existiu dentro de mim e que sonha, apesar de tudo o que a vida me impõe todos os dias da minha vida.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário