domingo, 28 de janeiro de 2024

*"Um pedido de socorro nos olhos de uma criança" (Crônica de Alerta baseado em fatos reais)

Eu tinha apenas alguns anos de vida quando fui para sua casa em busca de socorro, acreditei que ali seria protegido, você me abraçou, passou as mãos pelo meu corpo, eu não fazia ideia do que me aconteceria algumas noites depois, acreditei que fosse só um abraço de acolhimento familiar, já que mesmo sendo só uma criança, você sabia que eu enfrentava um dos momentos mais terríveis na minha vida, por isto busquei ajuda.
Naquele momento, eu não tinha a dimensão de que o que você me faria despedaçaria meu corpo e me destruiria intimamente e psicologicamente, afinal, eu era só uma criança que brincava na ingenuidade da minha infância, acreditava nas histórias infantis que algumas vezes você me contava, achava que aqueles momentos terríveis que eu estava passando poderia ter um "feliz para sempre."
Há época eu usava quase sempre um calçãozinho simples e uma camiseta fininha, um par de chinelos desgastados, brinquedos não tinha, e quando podia, já que na minha infância a TV era um artigo de luxo, assistia desenhos animados e ingenuamente acreditava na bondade das pessoas como você, ainda mais por ser alguém tão próximo a mim, e foi assim que naquela noite você me levou para o seu quarto, começou fazendo cócegas na minha barriga com sua boca, até que num movimento você começou a passar suas mãos sobre meu corpo e entre minhas pernas, aos poucos foi abaixando meu calçãozinho, neste momento você destruiria tudo em que eu acreditava. Tudo!
Aquele seria um dos momentos mais terríveis da minha vida, ao sentir o calor do seu rosto na minhas costas miúda e com uma das suas mãos tapando minha boca, você foi se pressionando contra meu corpo pequeno entrelaçado ao seu, com muito medo e indefeso, percebi que entre suas palavras desconexas, você me ameaçava, enquanto foi tirando de mim tudo o que nem mesmo eu sabia que tinha.
Aos poucos, você foi me estraçalhando intimamente de todas as maneiras, arrancando meus sorrisos e o brilho dos meus olhos, nunca mais eu conseguiria ser aquela criança de antes daquela noite em que tive a minha infância roubada e minha vida transformada em um grande pesadelo, descobri que você, era o lobo mau de verdade e ao contrario da "chapeuzinho vermelho", eu não fui salvo por ninguém.
No dia seguinte depois de tudo que você me fez, ninguém acreditou em mim mesmo vendo o sangue que escorria por entre minhas pernas, foi ai que o pior aconteceu, me agrediram física, levei uma surra e psicologicamente me amendrontaram dizendo que eu estava mentindo, tudo porque eu que era só uma criança.
Mas, como eu poderia inventar uma história destas? Que criança fingiria que foi abusada só pra “chamar a atenção”?
E por fim, eu estava ali sangrando, com hematomas e muitas dores pelo corpo, como poderia provocar isso em mim mesmo?
Mas, foi isso que me disseram e assim te protegeram, logo você que havia roubado a minha inocência quando eu nem tinha consciência do que estava sofrendo, você, cinicamente ficou ali rindo do que me acontecia, naquele momento eu queria morrer.
E você não se contentou, porque quando fecharam os olhos para o que havia me acontecido, aquilo se tornou mais fácil para você, por consequência outras noites de abusos terríveis vieram.
Os hematomas que apareciam no meu corpo e as dores que eu sentia era visto como algo normal por eu ser muito agitado e não tomar cuidado na minhas brincadeiras de criança, porém ninguém percebia que eu já não brincava mais como antes, tudo que eu tinha eram pesadelos como companhia e medo toda vez que chegava a noite.
Até que numa madrugada, mal conseguindo andar e sangrando mais do que das outras vezes eu fugi do seu quarto e voltei a pedir socorro, mostrei e contei o que estava acontecendo e que você era o causador, mas de novo me deram uma surra, só que daquela vez ela foi tão violenta que eu desfaleci, acharam que haviam me matado, então você e outros da casa, para se livrar das provas contra vocês, levaram meu corpo inerte e o descartaram entre os trilhos do trem no meio daquela madrugada, imaginando que se meu corpo fosse atropelado, ninguém saberia a verdade.
Porém, fui salvo, alguém que por acaso atravessou pelos trilhos do trem, me resgatou daquela situação, logo meus hematomas foram sendo curados e se transformando em cicatrizes no meu corpo e no íntimo, o tempo foi passando, acabei me tornando diferente das outras crianças, ficava mais quieto, calado, desconfiado de tudo e de todos, as vezes diziam que eu devia brincar e ter outros amigos.
Mas como poderia confiar em alguém depois do que me acontecera? Eu me sentia destruído, como poderia deixar alguém se aproximar de mim? Não tinha jeito!
Meus pesadelos sempre me faziam lembrar o que você e os outros haviam feito comigo, isto me consumia, me angustiava, me machucava em todos os momentos da minha infância e depois na minha adolescência, eu sentia ódio, queria poder me livrar das cicatrizes e dores que sentia, você acabou comigo, e o pior, ninguém fez nada para me salvar.
Cresci me odiando pelo que tinha me acontecido, mesmo sem querer fui me afastando de qualquer um que quisesse se aproximar de mim ou me tocar, a vergonha era tamanha que cheguei a negar minha mãe com medo de que ela descobrisse o que tinha me acontecido, sem querer cheguei a culpá-la, até o abraço dela foi como se fossem punhais penetrando minha alma, cresci buscando uma forma de me mutilar pra ver se tirava o toque das suas mãos da minha pele, porém nunca consegui tirar aquela sensação que sempre volta, é como se ainda hoje, você fosse aparecer e aquele pesadelo voltará me acontecer, só que agora estou acordado, você não está mais aqui, porém ainda carrego as cicatrizes e as dores pelo meu corpo, já que volta e meia sangram pelas sequelas que me ficaram, são lembranças de algo que não consigo apagar ou me esquecer, já que tive minha infância violentada e roubada para sempre.
Muito tempo depois deixei alguém se aproximar de mim que não roubaria nada do meu íntimo ou psicológico, alguém que também pode encontrar em mim abrigo, para quem pude contar tudo o que havia me acontecido e ver nos olhos desta pessoa a segurança que tanto precisava e que não haviam me dado nos momentos em que mais precisei, e porque nunca havia contado sobre o que me acontecera a ninguém, por vergonha.
Esta pessoa soube como enxugar minhas lágrimas sempre que as tenho nos meus piores pesadelos, ela não arrancou meus sonhos, e em parte me trouxe de volta o melhor do meu sorriso me dando um motivo a mais para querer viver.
E mesmo com as sequelas e as dores que ainda sinto, acredito que agora estou protegido, apesar de ter sido violentado e ter tido a minha infância roubada, já que ainda carrego as cicatrizes e a vergonha de tudo o que me aconteceu.

*Porém ao tornar este relato de conhecimento público, espero que ele sirva 'não' para causar pena ou dó sobre o que me aconteceu, por outro lado se irão acreditar ou não, fica na consciência de cada um. Assim que este relato seja um ALERTA a todos que o lerem, afinal de contas, isto ainda hoje pode estar acontecendo com outras crianças, meninas ou meninos, não importa a classe social ou o lugar onde moram.
Por isto fiquem ATENTOS, quando você perceber que uma criança muda repentinamente suas maneiras de ser, tente se aproximar com carinho e jeito, saiba não só como falar com ela, mas ouvir, e ouvindo, nunca duvide, pois o grito de socorro de uma criança pode estar estampado em seus olhos, assim como um dia esteve nos meus olhos e não acreditaram e nem souberam compreender tudo o que acontecia comigo.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário