domingo, 14 de janeiro de 2024

"Aquele muro" (Poema)

Ouvindo a música do Pink Floyd comecei a divagar de quantas vezes quis poetar, tudo o que já ouvi e vi, e olha que faz tantos anos que já nem me lembro mais sobre tudo que vivi.
Mas ainda me lembro de um certo muro na cidade onde vivi, era pichado, mas não pichações por si só, tinha uma frase nele que dizia: "There is always hope!", quer dizer: "Sempre há uma esperança!"
Porém certo dia quando passei em frente aquele muro percebi que algo havia mudado, não haviam mais palavras, agora era o desenho de uma menina atrás de um balão vermelho em forma de um coração em plena rua.
E a vida como sempre era difícil para muitos, e passando em frente aquele muro encontrei crianças que para sobreviverem trabalham vendendo seus doces e balas, além daquelas pessoas que com dificuldades maiores mendigam, e quando não mendigam, se trombam, roubando na rua de quem passava perto daquele muro, deste modo naquele muro agora tinha muitas tristezas.
Me recordo das pessoas que se encontrava em frente aquele muro quando havia um ponto de ônibus, Jorge e Conceição, estudantes, operários e namorados, enquanto o coletivo não chegava, se amavam, beijavam, queriam e se gostavam, e algumas vezes eram inspirações para poesias.
Dirão que estou louco por me lembrar daquele muro, talvez seja porque na sua frente as vezes divaguei meus sonhos e esperanças e quem sabe um dia pudesse, fazendo minhas reflexões,
ser feliz no futuro.
O tempo foi passando, fazia tempo que não passava em frente aquele muro, imaginava que talvez o tivessem derrubado, mas não, ele ainda continuava lá, e foi naquele muro que muitas vezes pude entender certas poesias escritas no meio da rua.
E foi assim, ouvindo a música "The Wall do Pink Floyd" , que de repente me inspirei a escrever um novo poema que pudesse ficar na boca do povo, embora creia que só eu me recorde daquele muro, e das suas lições de liberdade de expressões.
Agora estou distante da minha cidade, talvez por isso tenha sentido nesse instante, tantas saudades ouvindo essa música do Pink Floyd.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário