domingo, 14 de janeiro de 2024

*"Minhas aparências" (Poema)

Cada dia aprendo que não posso exigir o sentimentos de ninguém, posso sim quando muito dar boas razões para que gostem de mim e que tenham paciência, e a vida faz o resto.
Foi assim que aprendi amar as pessoas, já deixei algumas adentrar meus caminhos e perceber em meu coração como eu sou.
Aprendi a me abrigar com carinho em alguns corações que souberam me entender, embora alguns só soubessem me julgar sem a menor cerimônia, sem ao menos tentar me entender ou me conhecerem por inteiro.
Não só por minha aparência, mas pelo que digo ou escrevo, aliás, talvez esse não seja um bom caminho para perceberem como os meus olhos veem o que o meu coração sente, mas creio que poderiam saber conviver com as diferenças, conhecer as virtudes dos outros e a respeitar o caráter, os sentimentos e os defeitos de cada um.
Afinal pode existir tesouros guardados no meu coração, qualidades que superam minhas falhas, transformando o restante de mim em quimeras, se soubessem aprofundar nessa descoberta, perceberiam que não existem motivos para não me aceitarem como sou e quem sabe aprenderiam me amar.
Não é porque algo em mim possa ser diferente que não mereça compreensão, quem sabe depois disto escrito, não encontrem em si mesmos a compaixão, vendo com seus olhos o que o meu coração sente, pois se descobrissem os tesouros escondidos nele, quem sabe não poderíamos estar lado a lado.
Desta forma, por favor, não se deixem levar só por minhas aparências.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário