segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

*"As roupas do passado" (Poema)

Tenho que me livrar das roupas do passado porque mais que as remende, elas se desmancham ou aumenta o estrago e depois elas já não me servem mais.
Quer dizer, tudo o que vivi, as más lembranças, tristezas ou até mesmo minhas vitórias antigas já não me fazem feliz como antes, só me servem para me fazer sofrer.
Será que é assim mesmo? Não!
Afinal tudo aquilo pelo que passei no passado contribuiu em muito para o que sou hoje, ou seja, o passado me é útil para o que eu fizer agora, é o parâmetro para que eu sempre me lembre dos erros e acertos cometidos, não que eu vá os viver novamente.
Como diria o poeta Mario de Andrade: "Passado é uma lição para se refletir, não para se repetir."
Assim o que um dia eu fiz mesmo que as vezes me faça sofrer não pode ser esquecido, senão não teria sentido, já que faz parte da minha vida.
Caso contrário eu seria como o gafanhato que só troca de casca, seria como se eu tivesse medo do meu presente e do futuro, desta forma quando me afasto da antiga casca não posso deixar de pensar que em meu corpo e no meu íntimo sempre terei as marcas e cicatrizes do passado.

®Jorge Bessa Simões

Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário