quarta-feira, 1 de maio de 2024

*"A imensurável dor da perda de um filho" (Poema)

A maternidade pode trazer a maior alegria quando uma mãe ou pai sabem da chegada de um filho, isso muda a vida e ao mesmo tempo trás incertezas, em especial para a mulher já que isso é a maior de todas as expectativas da sua vida e o cumprimento do maior dom de uma mulher, ela se prepara para tudo, mas nunca irá se preparar para a imensurável dor que ela poderá sentir caso aconteça a perda de seu filho.
E isso pode acontecer, qualquer mãe pode vir sentir a dor e a tristeza da perda de seu filho, é algo terrível e inexplicável, já que ela se ama por estar grávida, e viver esse momento da maternidade é amor.
Quando essa perda acontece com alguém que estava alojado no seu ventre durante alguns meses, com certeza é o pior momento da maternidade, é quando esta mãe sofre sozinha e senti a maior de todas as solidão, apesar do apoio do pai ou da família.
E o pior é que após esse absurdo, ela descobre que a vida tem que seguir em frente, mesmo com tamanha dor, ela terá de sorrir com o coração em pedaços, terá que caminhar com a saudade infinita no peito, pois não há dor maior do que a de perder um filho.
Descrevo tudo isso neste poema triste, porque já senti essa dor como pai após ter perdido um filho na minha juventude tresloucada, ainda que me digam que sejam dores diferentes entre a dor sentida pela mãe, mas sei o quanto é triste perder um bebê, porque nunca me esqueci da minha perda como pai, como queria ter acordado e ver que tudo aquilo não passou de um pesadelo.
Reconheço que no caso de uma mãe é diferente, afinal ela é capaz de dar a própria vida para salvar seu rebento, para ela perder um filho, é sentir-se no meio do deserto e afogar-se no mar de dor.
Peço a Deus que a dor de uma mãe ou pai que perde seu filho lhe causando tanta tristeza, se transforme logo em felicidade, que em breve eles possam reencontrar seu filho perdido no futuro paraíso terrestre.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário