quinta-feira, 18 de abril de 2024

*"Quer saber?" (Poema)

Minha falta de empatia com algumas pessoas não é mágoa ou rancor pelo que foi dito ou vivido, mas porque tenho que manter uma certa dignidade e um pouco de vergonha na cara, é só isso!
Cansei de ser só eu o compreensivo, de aceitar as coisas e entender o que me é dito ou me fazem, de esperar por algo ou porque meus sentimentos não são compreendidos por quem deveria ter empatia, mesmo que eu tenha meus defeitos.
Afinal, sentem-se amado aqueles que sabem perdoar um ao outro e que não transformam a mágoa ou o rancor em munição na hora de alguma discussão, que se sente aceito, se sente bem-vindo, se sente inteiro na visão do outro, já que aqueles que tem suas solidão respeitadas sabem que não existe assunto proibido, já que tudo que dissemos ou podemos fazer pode ser compreendido.
Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para qualquer relação, até porque personagem nenhum se sustenta por muito tempo.
Sente-se amado quem não vocifera palavras na hora da raiva, mas suspira; não levanta a voz, mas fala e mesmo não concordando com o que está sendo dito, sabe escutar.
Assim querem ter minha empatia? Então não me cobre por algo que eu não tenho, não sou perfeito e se fosse com certeza ainda teria que manter a minha dignidade e ter vergonha na cara para buscar um caminho para seguir.
E também tem outra opção; "Se quiser saber, sente-se e escute, afinal, o eu te amo não diz tudo?"

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário