quinta-feira, 25 de abril de 2024

*"Mãe, quando você se foi..." (Poema)

Soube que minha mãe ao descobrir que eu estava em seu ventre para nascer aquilo lhe trouxe um brilho de luz, sua felicidade se tornou plena, ela se sentiu ainda mais mulher, já que logo se tornaria minha mãe.
Quando nasci ela se realizava com cada palavra que eu aprendia, cada olhar ou suspiro que dava ou mesmo que uma lágrima inundasse meus olhos, ela as transformava em carinho, alegria e paz, ela tinha o dom de me amar.
Quando me tornei adolescente passei a buscar minha independência, sem querer não percebi que isso iria nos distanciar, em nome dessa "independência" me esquecia de dizer o quanto a amava.
Um dia sem compreender direito o porque, minha mãe se foi quando eu menos esperava, em meu peito restou a dor de uma punhalada, a cada "meus pêsames", "meus sentimentos", penetrou profundamente meu coração dilacerado por tamanha perda.
Em cada gota de sangue do meu corpo surgiu a culpa por muitas vezes ter deixado de ter dito: "Te amo", "Preciso de você", "Me preocupo contigo" e como se não bastasse, veio o pensamento mais dolorido, "Será que ela se foi por minha culpa?".
Meus sonhos cairam por terra, minha independência perdeu a importância, com o tempo passei a ter uma certeza; "Quando amei minha mãe, deveria ter transmitido em pequenos atos e gestos, tudo aquilo que poderia ter feito enquanto ela estava aqui!"
Porém quando ela se foi, nada mais importava, percebi o quanto precisava dela, mesmo sonhando com sua presença, as palavras que surgem no meu coração já não tem mais sentido.
Sem minha mãe, me sinto sozinho, cada momento da sua ausência surge em minhas memórias suas palavras, e embora saiba que a culpa é da vida que infelizmente tem inicio, meio e fim, sinto culpa por que poderia ter amado mais, e só senti isso quando a perdi.
Porém a vida continua e o que mais me entristece e que vejo que muitos ainda não aprenderam a dar valor ao que tem enquanto não perder, para mim só restou a saudade e uma certeza:-"Embora minha mãe não possa estar aqui, ela sempre estará em minhas memórias e no meu coração."

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário