terça-feira, 30 de abril de 2024

*"A paixão e o amor" (Poema)

Ao longo da vida vivi muitas paixões que foram acontecendo dentro do meu coração, elas eram tão fortes que deixava todos os meus sentidos numa grande confusão.
Um dia tive que aprender que a paixão é um sentimento passageiro e as vezes traiçoeiro e perigoso, suas águas são tão profundas que podem afogar os verdadeiros sentimentos do amor.
Mesmo assim, quando eu tinha uma paixão ela era tão avassaladora que quando escutava o som da voz por quem tinha me apaixonado, eu sentia o cheiro daquele corpo, sentia os beijos dela outra vez em meus lábios com tanto calor que não tinha raciocino lógico que me fizesse voltar ao normal.
Porém como sempre a paixão mostra sua face mais traiçoeira, quando me desiludi com ela, a decepção afogava tudo aquilo que eu achava ser amor e não era, só restava tentar esquecer aquela paixão por mais que estivesse apaixonado.
Só então fui entendo que a paixão só me fazia querer um pouquinho daquele carinho e sua atenção, mas não era um sentimento verdadeiro, aprendi que o amor verdadeiro é um sentimento muito mais forte e pode resistir a qualquer coisa quando se ama de verdade.
Muitas vezes a paixão chega com tanta intensidade e se desfaz da mesma forma em questão de dias, horas ou até momentos, então depois que entendi tudo isso é que tive de ensinar meu coração a aguentar aquele sufoco e não ir mais atrás de paixões.
Afinal eu sabia que não adiantaria explicar o que não pode ser explicado em situações assim, depois, porque suplicar para ter aquela paixão se não tinha o amor de quem havia me apaixonado.
Por isso fiz a paixão se tornar silenciosa em mim, afinal, não queria vivenciar algo passageiro que se desfaz a qualquer instante, foi assim que aprendi nunca mais dizer uma só palavra sobre nós dois. E acabei com aquela paixão num piscar de olhos, ficando tudo onde começou, já que não teria mais nenhuma página escrita, algo que pode ser bem diferente quando se ama e é amado por alguém de verdade.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário