segunda-feira, 22 de abril de 2024

*"Eu não tenho idade, tenho vida!" (Poema)

Cada ano vivido aprendo a lidar melhor com a vida e a vivê-la com mais intensidade e paixão, embora ainda esteja aprendendo a lidar com meu lado sombra fazendo brilhar meu lado luz.
Estou aprendendo a lidar com os outros, a retribuir gentilezas, defender-me dos ataques e não dar tanta importância para o que não merece minha atenção.
Estou aprendendo que a opinião dos outros é apenas a opinião dos outros, e isso não interfere em nada na minha vida se eu não permitir.
Estou aprendendo que algumas pessoas se aproximaram, aproximam ou se aproximarão por querer me conhecer de verdade, já outros, nem tanto.
Estou aprendendo a ser mais humano, a estender a mão quando me pedem ajuda e me calar quando tiver de ficar calado, me afastar quando as pessoas simplesmente não combinar comigo, aprendo que a tolerância é a chave mestra dessa existência, e que ter um coração agradecido simplesmente diferencia os felizes dos infelizes, aprendo a ser meu melhor amigo e a ficar do meu lado sempre, a dizer e a ouvir um “não” com sabedoria e a evitar comparações.
Estou aprendendo que não somos iguais, assim não devo esperar muito dos outros, pelo contrário, devo esperar pouco sabendo que poderão vir muitas decepções.
Estou aprendendo a manter a calma, a buscar meu colo, a pedir ajuda quando esse colo não for o suficiente, aprendo a ouvir e a confiar naquilo que acredito, afinal minha crença faz parte do meu conhecimento e o som dessa sabedoria vem do meu coração, já que tudo isso pode ser a voz de Deus em mim.
Tenho aprendido que não tenho nada, tudo deste mundo é pura ilusão, assim só tenho a mim e só terei a mim pela eternidade, ou seja, só envelheço de fato quando me fecho para a vida e para o novo, quando me torno radical, impaciente e inflexível e quando me conformo com a infelicidade, por isso não tenho idade, tenho vida!
Cada ano que passa aprendo a lidar melhor com ela, e quanto mais aprendo com a vida, mais a vida me preenche.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário