domingo, 28 de abril de 2024

*"Meus filhos e ponto final" (Poema)

Um dia os vi nascer, cada um do seu jeito, para mim nunca houve diferenças entre vocês, afinal, são todos meus filhos, tentei os criar, ensinar e os educar da melhor maneira que podia, ainda que fossem diferentes entre si.
Na educação dos meus filhos posso ter exagerado, mas isso não foi negativo, o que queria era que aprendessem a viver e a conviver por isso sempre os instruía, dei-lhes proteção, mas não encobria seus erros, dentro do possível os ajudava, não os substituía, os abriguei quando precisavam, nunca os escondia, os amei desde seus nascimentos, mas não os reverenciei.
Quantas vezes os acompanhei, mas nunca os levei por caminhos difíceis, quando preciso mostrei-lhes o perigo, nunca a ponto de os atemorizar em especial nos caminhos que os levava a Deus.
Sempre procurei mantê-los inclusos na minha vida, jamais tive a intenção de os isolar, mas quando tivemos que nos separar, acreditem, isso fazia parte de os ensinar.
Alimento minhas esperanças de que possam me compreender e aprender com as lições que foram ensinadas, que nunca as descartem, não exijo que vocês sejam os melhores, mas que possam dar o melhor em serem o exemplo de como serem filhos de verdade.
É por isso que não os mimei, mas dentro do possível os rodeava com meu amor, quando pedia que estudassem era para que pudessem preparar seus caminhos, nunca tive a intenção de lhes fabricar um castelo, mas que aprendessem a viver com naturalidade.
Nunca lhes ensinei a serem o que não queriam, mas que fossem como queriam ser dentro do caminho da verdade e da paz espiritual.
Meus filhos não lhes dediquei a vida para que fossem como eu, porém espero que vivam dentro daquilo que os ensinei, e mesmo que não tenham me escutado, que ao menos possam olhar o caminho que lhes mostrei, e se um dia finalmente a gaiola se quebrar, não comprem outra, tudo o que lhes ensinei foi para que aprendessem a viver sem portas, respeitando os limites da vida, e que entendam sobre o amor entre pais e filhos e ponto final.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário