sexta-feira, 26 de abril de 2024

*"Voltar ao passado?" (Poema)

Se pudesse voltar ao passado de tudo, o que seria de todos e das coisas que vivi?
Não seria fácil mudar o passado, afinal, iria queimar minhas lembranças, apagar as fotos dos momentos que vivi, perderia tudo que foi bom ou ruim. Não!
Não é apenas a questão de voltar ao passado, seria como desistir dos que estiveram no meu caminho, das brincadeiras de criança, das paixões na adolescência, dos amigos que achei que tinha e nunca foram, dos meus pais, irmãos e até do amor que encontrei me olhando por uma janela.
E se pudesse adiantar o futuro, o que seria de todos e das coisas que vivi? Não! Não é tão fácil adiantar o tempo, porque ai iria pular as emoções que tive e as sensações dos abraços se perderiam. Não! Não é apenas passar o tempo rapidamente, seria como desistir das experiências até aqui, creio que o melhor é continuar, mesmo que as vezes tenha alguns contratempos.
Sei que muitas pessoas já passaram no meu caminho, outras estão prontas para entrar e muitas não ficarão, irão sair dela, aliás algumas já estão de malas prontas, mas quem disse que a vida, com suas escolhas, erros e acertos, alegrias e decepções iria ser fácil?
O difícil muitas vezes é melhor do que o fútil, então o jeito é viver a vida, amar e sofrer por vezes, é criar, se reinventar, superar as dores, elas sempre veem de onde menos se espera, mesmo assim o melhor é ser sincero comigo mesmo, aprender a aceitar os erros e a viver com as consequências, sobreviver e surpreender a mim mesmo, lembrar que paixões e amores vão e vem.
Amigos? Talvez se os tivesse iriam me acompanhar, já que os que se vão nem eram na verdade.
Quanto a família vou tentar manter ao meu lado se quiserem caminhar comigo mesmo sendo quem eu sou, senão que façam suas escolhas e tomem suas decisões.
A vida é o maior tesouro de tudo, nela vivi o passado, o presente e quero viver o futuro, mesmo nesses tempos em que tudo tem um preço, onde as pessoas ficam ao meu lado se tiver um prêmio.
Enfim de que me adiantaria voltar ao passado já que não posso mais viver ele? Então que eu viva o presente e que venha o futuro, com razões abençoadas para continuar o meu caminho.

®Jorge Bessa Simões

®Velas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário