segunda-feira, 22 de abril de 2024

*"Carinho não se suplica" (Poema)

Ninguém deve suplicar migalhas de carinho que não lhe querem dar por que não é saudável nem a curto ou a longo prazo. Contudo, certas demonstrações de carinho podem nos amolecer e nos servir para procurar motivos para continuarmos ancorados ao desejo de que esse ou aquele permaneçam em nossas vidas.
Mas se pararmos para pensar, a única coisa que faz sentido com essa atitude de não se dar carinho é prolongar de forma desnecessária o sofrimento emocional.
Assim submeter-se à vontade dos outros faz com que a gente, se transforme em fantoche das suas necessidades e dos seus desejos.
Neste sentido, existem coisas que acontecem porque devem acontecer e existem outras que acontecem quando as fazemos acontecer.
Não podemos nos sentir livres nem ser felizes se vivemos presos a esperanças que manipulam os outros, pois carinho não se suplica.
É complicado soltar ou deixar ir aquilo que consideramos nosso, sejam sentimentos ou pessoas, isto é, certas pedras que carregamos estão unidas a nós por um sentimento de identidade e pertencimento que se funde com o medo de perder algo que cremos ser tão intenso quanto é o amor que sentimos.
Apesar de todo esse caos emocional nos amarrar a certas pessoas, acabamos por nos cansar de não nos valorizarem, é provável que ao percebermos isto a gente se sinta um pouco egoísta o que é terrível para a nossa saúde emocional como pessoa.
Sentir que não vamos aguentar mais uma situação ou certas pessoas, faz com que nos sintamos fracassando, o que é algo assustadoramente comum, o fundamento deste sentimento é o medo que sentimos de enfrentar o vazio que a perda produz. Assim sentimos que se deixamos de nos sacrificar, perdemos a oportunidade de construir parte da história emocional das nossas vidas, entretanto, o que realmente estamos fazendo é nos comportar da forma mais cruel possível conosco mesmo, com nossas expectativas e com nossos desejos, por isso o carinho não se suplica.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário