quinta-feira, 18 de abril de 2024

*"Amargura e ingratidão" (Poema)

Às vezes as pessoas não buscam o dialogo e simplesmente se afastam de mim sem nenhuma explicação, isso me deixa devastado, mas essa ausência cruel e inesperada pode ser a virada na minha vida, pois quando isso acontece, não imagino nada pior, mais desprezível e egoísta do que a ofensa que possam me fazer.
Então, depois de conter minha raiva, começo a pensar que não merecia aquilo, que foi algo injusto, mas ao mesmo tempo, uma nuvem cheia de tristeza e reprovação surge em cima de mim criando uma escuridão com a qual sinto que terei de viver por um longo tempo, nessa escuridão, conheço a decepção, desilusão, engano e incredulidade.
No entanto, quando cai neste abismo, isto me mostrou que a liberdade estava próxima, porque se alguém se afasta de mim de alguma forma, é porque talvez não merecesse minha companhia.
Quando alguém se afasta sem um motivo justo, quando sequer buscou um dialogo comigo, algo dentro de mim se quebra, e por não saber o que foi quebrado, isso me dói muito, no entanto, as decepções são menos dolorosas, e assim busco guardar minha integridade e espiritualidade.
Por esta razão, mais que substituir o amor dos outros pelo amor-próprio seja um processo difícil, a verdade é que estarei trocando um tirano insuportável por alguém que poderá vir a ser um bom amigo ou sei lá..., porém, quando uma pessoa se afasta de mim de maneira injusta, sem explicação ou mediação, tenho certeza de que amanhã ela também sofrerá por ter me perdido.
Como costumo dizer, "ninguém se afoga do nada, e se alguém se afogou foi porque não quis nadar ou porque seu nível de maturidade emocional a impediu de ver que existem milhões de maneiras melhores de dizer adeus ou consertar as coisas".
Em suma, fugir covardemente não é a solução, mas é amargura e ingratidão.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário