terça-feira, 16 de abril de 2024

*"Decisão" (Poema)

"Quem vive em gaiolas é porque tem medo de voar?"
Penso assim pois acho que essa é uma metáfora perfeita para grande parte da vida das pessoas, até minha, não importa.
Já que viver é uma constante tomada de decisões, afinal, estamos felizes ou habituados a uma rotina que não é má, mas que não nos preenche? Vivemos uma felicidade da qual só iremos dar valor se um dia a perdermos?
São questões frequentes em relação a vida, as pessoas que amamos, e por vezes elas veem a minha cabeça. Será que o que se tem é suficiente? É salutar querer mais? Será que nosso coração e a razão têm que estar sempre no compasso do tempo? Não sei!
São tantas perguntas sem respostas, e o pior, respostas que poderão nunca chegar, a menos que tenhamos a coragem de ficar ou partir, ou seja, se vamos ficar na gaiola ou voar.
Mesmo assim, perguntas surgirão. Seria mais feliz se tivesse ficado se tivesse voado? Somos eternos insatisfeitos em busca de algo idílico e que, pura e simplesmente, não existe? Sei lá!
Tudo que sei é que tentei ser fiel a mim mesmo, creio que é o que todos querem e tentam, se vamos conseguir é uma das questões mais pertinentes e persistentes, podemos achar que temos toda coragem do mundo, mas acabamos por não dar o passo necessário por medo do desconhecido, ou com medo e avançar mesmo assim.
Não importa se vamos caminhando ou voando, seja como for, sempre será com um objetivo, sermos felizes, mas que tenhamos consciência e respeito com tudo o que aprendemos e com as experiências adquiridas até o momento de alguma decisão.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário