quinta-feira, 18 de abril de 2024

*"Façam-me um favor" (Crônica)

Se você não conhece a minha história, então antes de me julgar tenha coragem para se colocar na minha posição e sentir minhas dores, lembre-se não se pode ser injusto com quem apenas necessita de apoio.
Quando se olha as coisas de longe como mero espectador não se percebe todos os acontecimentos, assim, isso não dá a ninguém autoridade para me julgar só porque acha que sabe de tudo o que me acontece ou já aconteceu na minha vida.
Muitas pessoas me julgam por atitudes que tive de tomar ao longo da minha história, sofro com olhares de censura e comentários reprovadores de quem sequer conhece o que se passou na minha vida para que eu chegasse àquela tomada de decisão.
Busque me conhecer, saiba o que de fato se passou ou está acontecendo comigo antes de me julgar, quem sabe possa emitir juízos de valores não baseado no conhecimento superficial daquilo que acha que sabe, sem ao menos ter vivido histórias que não são as suas.
Ninguém sente as coisas iguais ao outro, e é isso que nos impede de querer que o outro aja como achamos que deveria ou não agir, e depois, quem disse que o que pensamos ou fazemos é o mais correto?
Isso é muita presunção por parte de uma grande maioria das pessoas, é preciso primeiro exercitar a empatia, se colocar no lugar do outro antes de criticar ou julgar.
Atitudes extremas não são tomadas por quem está tranquilo, mas por pessoas enredadas em meio à dor e desespero, muitas vezes causada pelo abandono de quem mais deveria estar ao nosso lado.
Por isso não posso permitir que ninguém me julgue sem ter vivido ou compartilhado a minha história, sem nunca ter me perguntado se eu precisava de alguma coisa, ainda que fossem palavras de encorajamento e esperança, por isso me desculpem, vou ignorar quem me ataca sem me entender, julga sem me conhecer e sem saber nada do que já vivi.
A maioria das pessoas estão preocupadas com o que acham ser erros alheios que poderiam ser evitados, embora elas próprias errem e tentam esconder o que fazem e dizem, assim é mais fácil apontar o dedo. Tentem entender uma coisa, ninguém será tão implacável no seus julgamentos quanto a minha própria consciência.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário