terça-feira, 2 de abril de 2024

*"Interrogações" (Poema)

Para que não haja arrependimentos no final da minha caminhada tenho que reconhecer quem sou, o que sou, e para o que vim, por isso que sempre digo, não posso me arrepender ou me esconder do passado, ele faz parte da minha vida e me ensinou a viver.
Procurei viver o meu dia a dia, tendo como ponto de apoio a verdade de tudo aquilo em que acredito, não posso esconder minhas palavras e meus sentimentos, afinal, minhas atitudes podem significar as lembranças que deixarei para amanhã.
E amanhã quando refletir a minha vida, espero não ter que pedir perdão ou me arrepender do que fiz ou disse, afinal, se nasci e vivi tudo o que vivi foi porque fiz escolhas, boas ou ruins foram minhas escolhas, e as fiz acreditando que deveria ter coragem para faze-las.
E elas me foram válidas, não há do que me arrepender ou melhor talvez até tenha, mas daquilo que não tive coragem de fazer por medo do que os outros poderiam dizer ou pensar sobre mim e em tudo que acredito.
Ao olhar para o futuro percebo que tudo pode se acabar a qualquer momento, dessa forma reconheço que o mais importante é viver o tempo que me resta com mais tranquilidade, do que me adiantaria ficar remoendo o passado que nunca mais poderá ser mudado se ele já passou!
Só me resta saber viver com o coração aberto o pouco tempo que tenho, o que pode significar que aprendi com a vida e minhas escolhas, se amei, se disse, se dei carinho, se abracei, se fiz algo de bom ou ruim, nada disso mais tem valor, acredito que somei minha vida e soube compreender minha história e tirar lições dos meus erros e acertos, valeu a pena ter vivido, não tenho do que me arrepender.
E depois pedir perdão do que? De quem fui, do que fiz? Qual o motivo para ter vergonha das coisas nessa altura da vida? E depois, quem pode me perdoar se todos cometem erros e deslizes? Afinal nascemos pecadores, e eu sou imperfeito e falho, tentar consertar o que já foi vivido no fim da minha caminhada pode não dar tempo, e depois pra que? Já estou no final mesmo com tantas interrogações.

®Jorge Bessa Simões

®Velhas Memórias Poéticas. Copyright © 2013-2024
®Direitos Autorais Reservados. Lei 9.610/98

*Foto Arquivo Google Imagens.
©Todos os direitos reservados/2024
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário